quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Evoluímos mas parece que existe uma regressão...

Hoje me peguei pensando, anos atrás não existia um código de defesa do consumidor, mas também os produtos tinham melhor qualidade; não tinha também tantos "auxílios" do governo para com a população mas as pessoas sentiam prazer em trabalhar e conquistar seus sonhos e valorizavam cada pequena conquista; não era necessário ter um "contrato" assinado pois a palavra dada valia muito...
Porque ao mesmo tempo que "evoluímos" com conquistas importantes nós regredimos com os valores essenciais... não posso generalizar, mas o que tenho visto em sua grande maioria são pessoas que cada vez mais olham o próprio umbigo e se esquecem que o seu direito vai até onde começa o do outro.
Vou exemplificar, pra tentar ser mais clara, o governo (municipal, estadual ou nacional) entrega pras crianças o material a ser usado no ano (lápis, borracha, canetas... etc) e em questão de dias/meses, antes do ano terminar essas crianças não tem mais nada... e não é pela qualidade do material entregue não, é porque elas não sabem o quanto aquilo custa, elas não ouviram da mãe ou do pai "olha eu precisei trabalhar pra conquistar isso, então cuide muito bem, pois se acabar não tem outro!"... pelo menos eu ouvia isso quando criança dos meus pais, e sabia que tinha que cuidar, elas não sabem que precisam cuidar, porque se acabar ou perder o material, acham que é "obrigação" do governo lhe fornecer outro... é por isso que cada vez mais não se valoriza o que tem.
Esse foi só um exemplo, pois na verdade se analisarmos a nossa volta, existem muito exemplos de "coisas" que foram criadas para auxiliar a população, mas que parece está fazendo com que a população se acomode, e não consiga perceber que nem tudo deve ser assim, precisamos de uma vez por todas resgatar os valores, as futuras mães tem uma responsabilidade imensa a de quebrar esse ciclo, e que as crianças possam entender que a vida precisa de muito mais...
Os valores precisam ser resgatados... gostaria de voltar na época em que se bastava a palavra dada para acreditar na pessoa, no tempo que os pais falavam filho cuide das suas coisas, elas foram conquistadas com muito trabalho, parece saudosista da minha parte e talvez seja mesmo... mas antigamente existiam muito mais valores e tínhamos noção do que realmente importa nessa vida.

Nenhum comentário: